De imediato, você poderá dizer: isto não é verdade. Mas vamos continuar e quem sabe você mude de opinião.
Na dispensação da lei dada por Deus por intermédio de Moisés para o povo de Israel, havia a pena de morte e muitos foram penalizados.
A Bíblia diz que a lei vigorou até João (Lc 16.16). A partir daí se estabeleceu a dispensação da graça, então o homem é tratado segundo o Evangelho do Reino e da graça de Deus.
Nessa dispensação em que vivemos a ênfase da visão e amor de Deus se desprende da nação de Israel e passa a todos os homens (Jo 1.11-12), enquanto, por causa da sua própria graça, adia a pena de morte para a vida além-túmulo, deixando esclarecido que o homem tem direito a opções, mas que responderá perante Ele por todos os seus atos.
A graça salvadora em Cristo Jesus é para todos os homens, mas ninguém é obrigado a aceitá-la. Mesmo esclarecidos de que não há salvação fora de Cristo Jesus (At 4.12) e ainda quer optar por outra saída; é direito de cada um, mas também a responsabilidade pela opção tomada. A pena de morte da parte de Deus continua e será aplicada justa e devidamente.
O decreto de Deus é este: A alma que pecar, essa morrerá... (Ezequiel 18.20). A graça salvadora é esta: Quem nele crê não será julgado (Jo 3.18), mas tem a vida eterna (Jo 3.36). Isto implica em que a rejeição da graça salvadora em Cristo o leva à penalidade da morte eterna. E Deus nunca fez nem fará injustiça nem falhará na aplicabilidade de sua justiça e lei.
Mas, e no Brasil, há mesmo pena de morte? Sim, há! Porque enquanto as nossas leis continuarem cheias de furos para recursos a favor da criminalidade; enquanto os nossos seguranças municipais, estaduais e federais são desestimulados enquanto arriscam suas vidas na caça de criminosos e os vêem sair pelas mesmas portas que os fizeram entrar; enquanto os nossos governantes gastam milhões para construir presídios seguros e confortáveis com opções para classes sociais. Os bandidos comandam dos presídios ou das suas favelas, cidades, estados e até na federação com ligações para o exterior. Eles não constroem prédios, eles não prendem ninguém! Eles mandam fechar o comércio e os comerciantes obedecem, eles mandam matar ou eles mesmos matam. Eles têm lei e a lei deles funciona; infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre as leis do nosso país; há sempre um jeitinho de burlar a justiça e o direito. Não se esqueça de que em todos os casos há exceção de maneira que não podemos colocar todos no mesmo saco; ainda há muitos homens e mulheres que não se deixaram corromper e pela atuação destes nós esperamos.
No Brasil há, extraoficialmente, pena de morte e é aplicada diariamente, e o pior é que qualquer um de nós está sujeito a cair na mira deles e ser executado. Só Deus pode nos livrar. Confiemos nele e vivemos.
Até o próximo, se Deus for servido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário