Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes (1Tm 4.16)
A nossa ação pastoral no contexto da igreja, visa trazer a fé cristã para a vida de cada família e colocá-la em ações no seu cotidiano.
Essa prática nasce do conhecimento das tradições da igreja e da necessidade de sua constante atualização.
Nosso trabalho visa desenvolver melhores relacionamentos e promover o auto-respeito, o respeito mútuo, a capacitação para enfrentar momentos de crises, a responsabilidade social e o testemunho da fé cristã.
Espera-se que as famílias instruídas e capacitadas da igreja, exerçam influência positiva sobre as outras famílias cristãs e na sua comunidade ao redor.
Pois, o bom relacionamento é conhecidamente como elemento fundamental na formação da personalidade de cada indivíduo e do equilíbrio moral e espiritual da família; mas a espiritualidade, ou seja, a prática da fé cristã é a base para o desenvolvimento e a sustentação de um bom relacionamento, da paz e do equilíbrio da família.
O exercício da fé cristã deve fazer parte ininterrupta nas interações mais íntimas das famílias, pois a sua transmissão às novas gerações é muito mais eficiente por aquilo que fazemos do que por aquilo que dizemos.
Isso implica em que devemos ter muito mais cuidado com o que somos e fazemos do que com o que ensinamos.
O nosso exemplo de vida cristã é o maior legado que devemos deixar para as futuras gerações e ele deve ser adquirido e transmitido através dos meios de graça no convívio das famílias como na leitura e meditação da Palavra de Deus, orações, súplicas, intercessões e mais envolvimento nos serviços sagrados.
Estes elementos são fundamentais na formação do caráter e da consciência cristã e a atmosfera familiar do dia a dia, um fator decisivo na comunicação e desenvolvimento de uma visão condizendo com os ensinos da fé cristã, ou seja, deixamos um bom legado de vida e fé ou não através do ambiente familiar que somos capazes de criar como família e entre todos aqueles que circundam nosso ambiente de convivência.
Em síntese, o texto em pauta, 1Tm 4.16, nos ensina que precisamos cuidar de nós mesmos e do nosso modo de viver para poder contribuir para a salvação dos outros. O texto ainda afirma: é nosso dever continuar fazendo assim.
Que tipo de herança você está deixando para os seus familiares e aqueles que te cercam?
A minha honra é o meu nome e ele é o meu maior tesouro. Qual é o seu?
Até o próximo se Deus for servido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário