segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Obstáculos à felicidade


Freud diz que felicidade é a ausência de sofrimento. Digo eu, que isto é dizer muito pouco de um estado de alma tão importante para o ser humano e tão difícil de ser preservada.
À luz dos acontecimentos presentes, observa-se que o mundo se torna cada vez mais impróprio às realidades daquilo que todos nós buscamos – a felicidade. Pois, mesmo sendo ela momentânea e passageira ninguém dispensa a oportunidade de usufruí-la.
É evidente que o mundo – o homem se constituiu um dos maiores obstáculos do seu próprio bem, quando do mau uso de si mesmo e de tudo de bom que Deus criou, pois é o próprio Deus que, depois do sexto dia no trabalho da criação de todas as coisas, diz: “E viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom” (Gn 1.31).
Felicidade é um estado de alma obtido pelos resultados favoráveis que nos envolvem no dia a dia e que nos faz entender que ela se torna cada vez mais rara em razão de que tudo em redor de nós se torna cada vez mais complicado.
Se a felicidade na expressão de Freud é a ausência de problema, implica que estamos caminhando para um tempo, aqui na terra, em que não mais haverá felicidade, pois os problemas só estão se multiplicando cada vez mais e em todas as áreas da vida. É na área econômica, é na educação moral, é na segurança etc.
É evidente, portanto, que o homem é o destruidor de tudo aquilo que Deus criou para o nosso bem estar e felicidade e é o criador e promovedor de tudo aquilo que produz o nosso próprio mal. Esse é o objetivo do Diabo: destruir todo o bem e estabelecer todas as formas de males que são contra Deus e as suas criaturas humanas, objeto do seu amor.
Nada do que acontece esteve alheio ao conhecimento de Deus e é por isso mesmo que Ele nos forneceu o manual de vida, a Bíblia, e nela nos ensina a arte de viver bem e nos encaminha para a e eterna felicidade.
Infelizmente, esse manual é desconhecido para a grande maioria e negligenciado e desprezado por tantos outros, o que faz com que o homem continue caminhando para o caus, para a inquietação e infelicidade.
É devidamente conhecido que toda máquina, aparelho, lançado no mercado vem acompanhado com um manual de orientação para o seu bom uso, o que garante a durabilidade e bom funcionamento por mais tempo; a não observação do manual se constitui prejuízo na certa.
Não é diferente com a máquina humana, que por sinal é a mais complexa de todas as máquinas e Deus por amor e zelo forneceu o mais eficiente de todos os manuais que por sinal é infalível na sua aplicabilidade. A não aplicação dele traz sem sombra de dúvidas sérias complicações para as vidas daqueles que o negligenciaram.
Nesta oportunidade quero oferecer apenas uma chave encontrada nele que servirá para nortear toda a sua vida no caminho da felicidade. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai (Colossenses 3.17).
Se tudo o que pensa, se tudo que você fala, se tudo que faz , pode pensar, falar e fazer em nome do Senhor Jesus e pode dar graças a Deus por estas coisas, sendo coerente com Deus, então você estará indo muito bem no caminho da verdadeira felicidade.
Faça isso e nos encontraremos lá.
Até o próximo, se Deus for servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário