segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Você é avaro?


Nem todo idólatra é avarento, mas todo avarento é idólatra.
Quero considerar com você quando avareza e idolatria são a mesma coisa e quando não são.
Há uma passagem bíblica que diz assim: fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e avareza que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Colossenses 3.5-6).
Esse texto está dizendo que avareza é idolatria. Se olharmos para a definição de idolatria, o que ela significa, temos que concordar que o texto está certo. O dicionário diz que é culto prestado a ídolo; é amor ou paixão exagerada; e avareza é apego sórdido ao dinheiro, isso implica em que o ídolo, o deus do avaro são as suas riquezas; é nelas que estão empenhados todos os seus interesses, amor e dedicação. Elas são o seu deus. O avaro tem isso na mente e no coração, 24 horas por dia.
É nesse estágio da vida que o avarento é idólatra e que a avareza é idolatria. É exatamente nessas circunstâncias que a Bíblia diz que é por estas coisas que vem a ira de Deus; quando o homem troca o Deus criador e doador pelas coisas criadas e doadas.
Hoje, o sentimento inserido na mente e no coração humano é o materialista, a ambição desregrada pelas coisas, deixando o Deus criador no vau do esquecimento e do indiferentismo. Em que estágio da avareza você está nesta corrida pelas riquezas e satisfação do seu ego? É um principiante? É um intermediário? É um finalista? Todas as riquezas se acabam aqui. Você não vai levar nada delas para o além. Seja sábio e não louco.
Ora, se a avareza é idolatria, quando é que o idólatra não é avarento? O idólatra não avarento não prima pelas riquezas e sim pelos deuses que tomara para si, em substituição ao Deus criador. Normalmente é generoso, gosta de dar e de repartir, e muitas vezes é até sacrificial; ele prima por ser agradável e merecedor, o que seria maravilhoso se não tivesse trocado o Deus único pelos deuses mortos.
Na grande maioria dos casos ele não é avaro, os seus interesses, dedicação, devoção e culto são devotados aos seus ídolos, deuses, e é isso que atrai a ira de Deus: trocá-lo pelas coisas criadas, pelos próprios homens. Se você quiser entender melhor essa matéria leia Êxodo 20.3-5 e Romanos 1.18-32.
Não seja avarento nem idólatra, mas seja um daqueles que adoram somente o Deus criador e sustentador de todas as coisas – isso fazemos em espírito e em verdade porque são estes que Ele procura para serem seus adoradores.
Seja sábio e prudente, Deus está de olho e não se deixa enganar nem aceita substituição.
Até o próximo, se Deus for servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário