segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Solidariedade


Solidariedade é um sentimento moral que vincula o indivíduo à vida e aos interesses sociais de um indivíduo, de um grupo social, de uma comunidade, de uma nação ou da humanidade como um todo. Essa é uma definição parafraseada do nosso dicionário.
Solidariedade é um recurso criado por Deus e colocado no coração humano para ser administrado em prol do seu próximo. A solidariedade também é percebida em algumas espécies de animais.
Deus é a fonte de origem de todas as coisas criadas, de tudo que existe; porém, o homem é o ser criado e capacitado para administrar, desenvolver, multiplicar e fazer um bom usufruto do que existe. Foi e é exatamente pela má administração e o mau uso de todas as coisas criadas que muitas delas se tornaram em instrumentos de morte do seu próprio administrador e usuário.
Tudo que Deus criou é bom, o mau uso delas é que produz o mal. Por exemplo: as plantas para a alimentação, as plantas utilizadas na produção de álcool, as plantas medicinais, os relacionamentos, o sexo etc. Tudo que é administrado e usado corretamente produz os melhores e mais satisfatórios resultados. O mau uso produz muitas desgraças e morte.
O recurso do qual falamos – a solidariedade – tem sido, não fugindo à regra com as outras coisas anteriormente citadas, muito mal administrado através dos séculos, e por isso mesmo em vez de desenvolver tem minguado e se transformado em outro sentimento exatamente oposto, que se desenvolve de forma assustadora anulando a aplicabilidade da solidariedade. O recurso de Deus em favor do próximo foi trocado pelo sentimento humano chamado de egoísmo, que é exatamente o contrário.
O dicionário diz que egoísmo é o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. Embora vejamos o mal prosperar a cada dia, jamais devemos aceitá-lo ou nos acomodar a ele. Vemos que uma grande maioria, nos seus lares, na criação dos seus filhos esteja processando o seu desenvolvimento, pela forma de tratá-los e agir, fazendo-os entender que todos os outros têm que viver em função deles, que têm de satisfazer todos os seus caprichos e interesses e os outros que morram, não interessa!!!
Deus não desiste do bem e nós jamais devemos abrir mão dele, deixando de fazer o que Deus manda. Para entendermos melhor a importância da solidariedade o Novo Testamento usa mais de 37 vezes a expressão “uns aos outros” ou seus correspondentes. Portanto, todos devemos persistir sempre em fazer o bem solidariamente e ensinar os outros a fazerem o mesmo.
“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20.35)
Trabalhando tranquilamente comam o seu próprio pão e não canseis de ser solidários, e se alguém não quer trabalhar que também não coma (2Timóteo 3.10-13). Não seja egoísta, antes torne-se cada vez mais solidário.
“Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” (Efésios 4.28)
Até o próximo, se Deus for servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário